Formulário de contato

 

Novembro Azul: Mês de Conscientização do Câncer de Próstata.

O movimento conhecido como Novembro Azul teve início na Austrália, em 2003, por conta do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata (17 de novembro). A partir daí, muitas entidades abraçaram essa causa para chamar a atenção do homem para a importância da prevenção e da detecção precoce desse tipo de câncer. Como no Outubro Rosa (dedicado à conscientização do câncer de mama), alguns monumentos também mudam sua iluminação para a cor azul durante o mês de novembro. Além disso, em muitos países, há reuniões entre os homens para falar sobre saúde masculina, incluindo não só o câncer de próstata, mas o câncer de testículo, depressão masculina e outras doenças.


A campanha “Novembro Azul”, teve início em 2012 e, desde então, tem levado informação e conscientização aos quatro cantos do país. No ano passado, foram mais de 60 mil pessoas impactadas por meio das mais de 2.200 ações realizadas em todo o Brasil - cerca de 1.500 palestras, iluminação azul durante o mês inteiro em diversos pontos turísticos brasileiros, adesão de celebridades em apoio à campanha, palestras informativas, intervenções populares, e até mesmo uma sessão solene no Senado Federal e na Câmara dos Deputados, onde foram debatidos temas de interesse público em relação ao câncer de próstata e saúde do homem.

Com tantos resultados expressivos, não há como não criar expectativas ainda maiores. Neste ano, a meta é atingir ainda mais pessoas com a mensagem da conscientização e prevenção. A realização de tudo isto não faria sentido sem a participação ativa da sociedade. Por isso, neste ano, faça parte você também! 

Entenda a importância da campanha

O câncer de próstata é uma doença silenciosa, com números alarmantes: de 68 mil novos casos que são descobertos ao ano no Brasil, quase 14 mil acabam em morte. Contudo, a detecção precoce da doença pode aumentar as chances de cura em 90%. No entanto, há ainda um vilão nesta batalha: cerca de 87% dos homens afirmam que o preconceito atrapalha na realização de exames preventivos. 

A função do Novembro Azul é conscientizar as pessoas acerca da doença, incentivar a prevenção e desconstruir preconceitos em favor da vida, buscando levar informação e conscientização a todos em prol da saúde masculina. 

Durante o mês de novembro, diversos monumentos e locais públicos de grande visibilidade em todo o País ganham iluminação especial em referência ao Novembro Azul, campanha nacional de combate ao câncer de próstata. A ação visa chamar atenção para a realização dos exames preventivos e a importância do diagnóstico precoce da doença.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a detecção da doença em estágios iniciais aumenta em 90% as chances de cura. A recomendação do Ministério da Saúde é de que os exames preventivos de toque e PSA sejam realizados anualmente por todos os homens a partir dos 50 anos, exceto em casos de fatores de risco, que são: obesidade, histórico familiar da doença e etnia negra – a prevenção deve ser iniciada aos 45 anos nestes casos.
   
Confira alguns dos locais que abraçam essa causa: 

São Paulo - SP:
Estádio do Pacaembu (mês inteiro)
Museu do Futebol (mês inteiro)
Biblioteca Mario de Andrade (mês inteiro)
Viaduto do Chá (mês inteiro)
Ponte das Bandeiras (mês inteiro)
Monumento às Bandeiras (mês inteiro)
Borba Gato (Santo Amaro) (mês inteiro)
Esporte Clube Pinheiros (mês inteiro)
Loja Breton Móveis Pinheiros (Alameda Gabriel) (mês inteiro)
Hotel Bourbon Convention Ibirapuera  (mês inteiro)
Torre da Band – 17 a 24/11

Porto Alegre - RS: 
Boulevard Shopping (mês inteiro)

Manaus - AM
Teatro Amazonas (17/11)

Curitiba - PR:
Ópera de Arame 

Juazeiro do Norte - CE
Estátua do Padre Cícero 

Brasília - DF
Senado Federal (mês inteiro)

Salvador - BA
Estádio Arena Fonte Nova (17/11, das 18h às 21h)

Rio de Janeiro - RJ
Estádio do Maracanã (mês inteiro)
Cristo Redentor (17/11, a partir das 18h)

No entanto, o maior desafio é romper a resistência dos homens em fazer o exame preventivo, que ainda hoje é um tabu. O oncologista Dr. Marcos Joppert explica que a detecção precoce é extremamente importante para a cura do câncer de próstata e que ela é feita por meio do exame de toque retal combinado ao exame de sangue PSA. Ele lembra, também, que o exame de toque é útil não só para esse tipo de câncer, mas o de colorretal. 

O que é câncer de próstata? 

Existem inúmeros tipos de cânceres, mas todos começam devido à multiplicação fora de controle das células. A próstata é uma glândula que produz um fluido que nutre e protege o espermatozoide. O câncer de próstata é um tumor maligno originário das células glandulares do tecido prostático. Como todos os tumores originários de glândulas, ele também é classificado como adenocarcinoma. Alguns tumores de próstata crescem e se espalham rapidamente, mas a maioria tem um crescimento lento. 

Quais os principais sintomas dessa doença? 

Dificuldade de urinar (fluxo lento ou fraco, gerando um esvaziamento incompleto da bexiga. Com isso, ocorre um aumento da frequência urinária, que incomoda particularmente durante a noite); presença de sangue na urina ou impotência e, em casos avançados, pode haver dores ósseas. Por nenhum desses sintomas serem específicos, quando presentes, devem ser discutidos com um médico. O ideal, no entanto, é que o câncer de próstata seja diagnosticado precocemente, antes do aparecimento de sintomas. 

Quais as principais formas de prevenção para esse câncer? 

A causa do câncer de próstata não é conhecida, portanto, não temos meios de evitar a ocorrência desse tumor. Muitos fatores de risco, tais como idade, raça e histórico familiar, não podem ser modificados. O que é possível é fazer o diagnóstico precoce, conforme já discutimos. De uma forma geral, todos nós devemos evitar a obesidade e a inatividade física, devemos seguir uma dieta rica em frutas e vegetais e com moderada quantidade de gordura. O tabagismo também deve ser evitado. Esse estilo de vida é saudável e, certamente, previne vários problemas de saúde e é possível (embora não confirmado) que previna, também, o câncer de próstata.

Quais as opções de tratamentos existentes para essa doença? 

O câncer de próstata pode ser inicialmente apenas observado. Alguns casos podem ser tratados por cirurgia, outros por radioterapia ou ainda por hormonioterapia. Por vezes é necessário integrar dois ou três desses métodos. Só após uma análise do caso, individualmente, o médico especialista poderá fazer uma recomendação de tratamento. 

Quais os fatores de risco para desenvolver câncer de próstata? 

O câncer de próstata é raro antes dos 40 anos de idade e o risco sobe rapidamente após os 50 anos. Seis de cada dez pacientes com câncer de próstata têm mais de 65 anos de idade. Os afrodescendentes têm mais risco de desenvolver câncer de próstata do que aqueles de descendência europeia. As pessoas que têm ou tiveram parentes com câncer de próstata têm maior risco para a doença, especialmente se um irmão foi acometido, quanto mais jovem for o parente acometido maior o risco para os familiares. Algumas famílias têm disposição genética para câncer de mama e ovário, os homens dessas famílias também têm uma incidência aumentada de câncer de próstata. 

O câncer de próstata tem cura? 

Sim, o câncer de próstata pode ser curado. Quanto mais precocemente o tumor for identificado maiores serão as chances de cura. Por isso, a visita ao seu médico para discutir o teste do PSA e realizar o toque retal é importante. Mas, mesmo quando não for curável, o câncer de próstata pode frequentemente ser controlado de uma forma muito eficaz.

Total comment

Author

Bruno Prudêncio

0   comentários

Cancel Reply