Formulário de contato

 

Rogério Matoso entrega documento do PSF a Ministro da Saúde


O vereador Rogério Matoso (PPS), esteve na manhã do último sábado (26), junto com autoridades municipais recebendo o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que veio a Campos lançar oficialmente a inclusão da vacina contra Hepatite A, no calendário municipal. Rogério aproveitou a oportunidade para entregar ao ministro um documento redigido pelos concursados e aprovados no Programa Saúde da Família, onde está sendo reivindicada a posse imediata dos convocados. Rogério explicou que foi procurado por uma equipe de aprovados para ser o interlocutor entre a classe e o ministro.


“Como é uma causa importante para o município, não pensei duas vezes e aceitei fazer essa interlocução. Entreguei o documento ao Ministro, mostrando a importância do PSF para o nosso município, que tem uma grande extensão territorial e precisa desse atendimento tão importante na Atenção Básica”, destacou Rogério.


De acordo com Sueliza Vilella, uma das concursadas, o grupo se reuniu para um manifesto pacífico durante a visita do ministro. “Não queremos criar tumulto, nem fazer nenhum tipo de baderna, o que queremos é que todos saibam que o PSF é uma necessidade da população e um direito do concursado. Mostramos apensa uma faixa falando da importância do funcionamento do programa”, contou a aprovada no concurso.

Total comment

Author

Bruno Prudêncio

1  comentários

Chamada gradativa dos aprovados: prudência ou negligência?
A prefeitura de Campos noticiou que a convocação dos aprovados do PSF será feita de forma gradativa.
Faço o seguinte questionamento: Seria essa uma medida prudente e “cautelosa” ou uma medida negligente ao “enrolar” a população??
Como todos já sabem, o PSF está parado há um bom tempo (desde 2008), e o povo tem sofrido as conseqüências. Diabéticos descompensados, hipertensos descontrolados, crianças sem acompanhamento e vacinação, simples lesões cariosas progredindo e levando a extrações dentárias... etc. E as filas nos hospitais, só aumentando.
Investir em tratamento curativo de doenças é muito mais oneroso para os cofres públicos que prevenir tais doenças. E Prevenir é exatamente um dos papéis do PSF.
Então, porque o retorno do PSF está sendo gradativo e lento??? Atenção básica e cuidados primários/preventivos à saúde não seria uma necessidade de urgência????
Em todo ato administrativo há presunção de legitimidade e veracidade. Está na lei, mas o que significa?
Significa que todas decisões/atos dos administradores públicos são considerados corretos. No entanto, trata-se de uma presunção relativa, cabendo ao cidadão provar o contrário. Ou seja, cabe a nós, cidadãos, questionarmos o que achamos incorreto no administrar público.
Chamar de forma gradativa os aprovados do PSF, nas condições em que se encontra a saúde da população, é sem dúvida um ato administrativo que não busca o interesse de bem comum coletivo, nem mesmo obedece os princípios básicos de administração pública, como proporcionalidade, razoabilidade, finalidade e eficiência.
Buscar o melhor resultado para essa situação, com menores custos e no menor espaço de tempo seria “ promover a ativação dos PSFs de forma urgente”.
Então, chega de tanta enrolação! Vamos questionar na prefeitura e reclamar por adequação de medidas que de fato busquem o interesse coletivo – a saúde da população! Queremos todos PSFs funcionando JÁ!

Cancel Reply