Formulário de contato

 

Campos dos Goytacazes 176 anos

Parabéns Campos dos Goytacazes pelos 176 de elevação a categoria de cidade


O município de Campos comemora nesta segunda-feira (28/03), 176 anos de elevação a categoria de cidade. A história do município teve início quando as terras dos índios goitacás Guarulhos e Puris começaram a ser colonizadas pelos portugueses no ano de 1627, com a chegada dos "Sete Capitães". Naquela época, predominava a pecuária, que atendia o mercado do Rio de Janeiro. Com ares de cidade grande, o município em nada lembra a Vila de São Salvador de Campos. Em todo esse tempo, muitas foram as conquistas e os passos de pioneirismo. Com a luta de seu povo, Campos dos Goytacazes vence os desafios de uma cidade que não para de crescer e precisa ampliar vias de trânsito e moradias. Fotos antigas ajudam a comprovar o crescimento do município. A Praça do Santíssimo Salvador é um dos lugares com maior número de modificações. A catedral já foi modificada quatro vezes. E, atualmente, vemos uma praça bastante diferente da de hoje, misturando edifícios altos e antigas construções, sem perder os ares de cartão postal.


FATOS QUE MARCARAM A CIDADE DE CAMPOS DOS GOYTACAZES

PRIMEIRA CIDADE BRASILEIRA A TER ILUMINAÇÃO PÚBLICA ELÉTRICA No ano de 1883 D. Pedro II inaugurou na cidade o primeiro serviço público municipal de iluminação, tornando Campos dos Goytacazes à primeira cidade do Brasil e da América Latina a receber iluminação pública elétrica, através de uma termelétrica a vapor acionadora de três dínamos com potência de 52 KW, fornecendo energia para 39 lâmpadas de 2000 velas cada. Atualmente, Campos dos Goytacazes é o município litorâneo mais populoso do Brasil, com mais de 410 mil habitantesa, além de ser o maior município fluminense em extensão territorial, com área de 4.040,6 quilômetros quadrados. O mar de Campos detém as maiores reservas de gás natural e petróleo do País.


A CIDADE DO CHUVISCO

A cidade conta com diversos atrativos e vem se desenvolvendo em diversos setores, como cerâmica, couro, palha e madeira, que são materiais de destaque no artesanato da cidade. Na culinária, além da cachaça e da gaoiabada cascão, o suspiro e o chuvisco são famosos em todo o Brasil. Vale destacar também a fundação da primeira sala de cinema de Campos construída pelo Sr. Alamir, conhecida como Cine São José, sendo o prédio trazido da Europa, pedra por pedra e reconstruído na cidade. A primeira exibição foi do filme Marcelino Pão e Vinho. A cidade possui prédios históricos que mostram claramente a sua tradição cultural, como o Palácio da Cultura, que abriga a Biblioteca Pública Municipal, o Museu de Campos dos Goytacazes, que encontra-se em reforma, o Museu Olavo Cardoso e a Casa de Cultura Villa Maria.


PETRÓLEO, O "OURO NEGRO"

A Petrobras possui 39 campos de petróleo na Bacia de Campos, que garantem mais de 80% da produção nacional. Esses campos, batizados com nomes de peixes da costa fluminense, contêm reservas de óleo equivalente da ordem de 9,7 bilhões de barris. Eles se espalham por uma área de 115 mil quilômetros quadrados, em profundidade d`água de até 3.400 metros.

Total comment

Author

Bruno Prudêncio

0   comentários

Cancel Reply