Formulário de contato

 

Já chegou o Verão ...


Olá o Verão já chegou!!! Eis que é chegada a estação mais esperada do ano. Nesta terça-feira (21/12), mais precisamente às 21h38, podemos todos dar adeus à primavera e comemorar oficialmente a chegada do verão.

Até o dia 20 de março, os dias são mais longos, o que permitirá àqueles que gozam de férias, principalmente as crianças, aproveitarem mais a praia, a piscina, o momento com a família e com os amigos, etc.

Este é também o período de se preocupar com a ingestão de água, com a proteção da pele, com a saúde do corpo como um todo. Especialmente por que, segundo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe), este promete ser o verão mais quente dos últimos tempos, com temperaturas acima do normal.

Mas se você já “penou” com o verão passado e está pensando que este fator vai tornar a vida impossível, não se apavore. A média normal de temperatura climatológica é medida dentro de um período de 30 anos. Sendo que o último cálculo foi feito no período entre 61 e 90, o que deixa essa média com uma década de defasagem. Logo, já estamos experimentando uma nova média de temperatura.

A boa notícia, ou não, é que há uma possibilidade de que esta temperatura seja mais amena, porém isso ocorrerá devido ao fato de que há também, previsão de chuvas acima do normal, o que não irá deixar os dias frios.

A população do sudeste pode esperar pancadas de chuvas, um fenômeno típico do verão. Isso que dizer que num mesmo momento, pode chover um grande volume em pouco tempo em determinado lugar e nada em outro.

Outro detalhe é que o aumento da temperatura do ar sobre o continente deve fazer com que estas pancadas de chuvas sejam acompanhadas de bastante trovoadas e rajadas de ventos.

Mas, como pancadas de chuvas duram relativamente pouco, não há nada nas previsões que vá tirar o brilho e a majestade desta que é certamente a estação mais aguardada do ano.

Eclipse total

A chegada do verão será marcada por um eclipse total da Lua durante a madrugada desta terça. Cerca de 19 horas antes do solstício, fenômeno que assinala o começo da estação para o hemisfério sul, os gaúchos terão a oportunidade de visualizar o fenômeno.

Este, será o segundo evento lunar do ano. O primeiro parcial aconteceu na madrugada de 26 de outubro.

Os melhores locais para se observar o fenômeno, no entanto, será nos estados do Acre, Roraima, Rondônia e no Amazonas. Lá, o eclipse começa por volta de 1h29 e deve durar cerca de quatro horas.

O próximo eclipse lunar acontecerá no dia 15 de junho de 2011. O fenômeno será total e completamente visível da América do Sul.

Eclipses em 2011 - Em 2011, acontecerão seis eclipses, sendo quatro parciais do Sol (em 4 de janeiro, 1º de junho, 1º de julho e 25 de novembro), todos vísiveis do Brasil.

A Lua terá dois eclipses totais, além do 15 de junho, outro evento similiar ocorrerá em 10 de dezembro, este último com visibilidade no Oceano Pacífico e Austrália.
(Fonte de informção site Ururau)

Total comment

Author

Bruno Prudêncio

0   comentários

Cancel Reply