Formulário de contato

 

Morre o escritor José Saramago aos 87 anos


O escritor José Saramago morreu nesta sexta-feira (18) em sua casa, em Lanzarote, Espanha, onde vivia há muitos anos. Segundo o site do jornal "O Globo", o vencedor do Prêmio Nobel da Paz tinha 87 anos e já estava doente há algumas semanas.

José de Sousa Saramago nasceu na pequena aldeia Azinhaga, província de Ribatejo. Filho de camponeses, se mudou para Lisboa com apenas dois anos e residiu por lá até a idade adulta.

Apesar de ter se tornado um escritor de fama mundial, não pode cursar uma universidade por dificuldades financeiras. E seu primeiro emprego foi como mecânico. Mas Saramago também trabalhou como desenhista, funcionário público, editor, tradutor e jornalista. Ele já ocupou os cargos de diretor literário e de produção em uma editora.

Publicou "Terra do Pecado", seu primeiro romance, em 1947. E em 1955, fez traduções de autores como Hegel, Tolstói e Baudelaire para aumentar sua renda. Sua obra seguinte, "Clarabóia", foi rejeitada pela editora e permanece inédito até hoje.

Em 1995 publicou o romance "Ensaio Sobre a Cegueira", um bestseller mundial que chegou a ser transformado em filme em 2008, sob direção do brasileiro Fernando Meirelles. No mesmo ano do longa, Saramago recebeu o prêmio Camões e em 1998 obteve uma grande horaria: o prêmio Nobel de literatura, primeiro cedido a um escritor da língua portuguesa.

Era casado com a jornalista e tradutora espanhola María Del Pilar Del Río Sánchez, com quem permaneceu até a sua morte.

Saramago publicou no final de 2009 seu último romance, "Caim", que propunha uma visão mais irônica e inteligente sobre o Velho Testamento da Bíblia. O livro foi extremamente criticado pela Igreja.

Total comment

Author

Bruno Prudêncio

0   comentários

Cancel Reply