Formulário de contato

 

Campos vai unificar dados do petróleo com CIDAC e ANP

Ranulfo diz que até o próximo ano, o Cidac terá que se transformar em fundação

Um amplo banco de dados, em plataforma on-line, irá unificar informações do setor de petróleo e gás natural, a partir da aproximação entre a Prefeitura de Campos e a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O gerente administrativo do Centro de Informações e Dados de Campos (Cidac), Ranulfo Vidigal, destaca que este é um dos resultados do primeiro Seminário de Petróleo e Bioenergia, promovido pela prefeitura.

Ranulfo observa que a prefeita Rosinha Garotinho é presidente da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro), que considera como prioritária a atenção ao setor de petróleo e gás. Ranulfo cita que o Cidac já foi convidado para compor a rede brasileira de municípios do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cuja assinatura do convênio já foi autorizada pela prefeita. Ranulfo informou que em breve, serão realizadas pesquisas detalhadas sobre educação, saúde, emprego e renda, com base nos dados coletados no município. "Na área do banco de dados, vamos poder projetar com maior antecedência as nossas receitas de indenização e participações especiais", diz. - Com isso, será fortalecido o papel do planejamento de médio e longo prazos e vai haver uma maior necessidade de desenho de cenários diante do novo quadro. Vai crescer a demanda por mão-de-obra qualificada, água, estradas, telefonia e saúde. Esta idéia de botar o Porto do Açu (São João da Barra) nas ações do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) é uma excelente idéia - declara Ranulfo, acrescentando que qualquer região de acelerado desenvolvimento precisa de três fatores-chaves: empreendedores, escoamento de produção e mão-de-obra qualificada.

Para que seja implementado este banco de dados, até o próximo ano, o Cidac terá que ser transformado em fundação, para gerar receita própria ao cobrar por serviços que hoje, a instituição gera, mas não pode cobrar. "No Rio, o IBGE já faz o mapa mensal do desemprego em parceria com a prefeitura do Rio e isso seria muito bom para Campos", destaca Ranulfo, se referindo também aos mapas das áreas de criminalidade, dengue, analfabetismo, entre outros.

(Informe site PMCG)

Total comment

Author

Bruno Prudêncio

0   comentários

Cancel Reply