Formulário de contato

 

Primeira sessão do ano na Câmara de Vereadores de Campos

Primeira sessão da Câmara de Vereadores de Campos
foto: Jornal O Diário

Ontem a Câmara de Vereadores de Campos dos Goytacazes, teve sua primeira sessão ordinária, o clima de tranquilidade ocorreu durante toda a sessão, dos 17 vereadores apenas 2 vereadores faltaram a 1ª sessão do ano de 2009; Jorginho Pé no Chão e Marcos Barcellar o motivo seria problemas de saúde...


Os assuntos em pauta foram o relatório da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) que aponta alta concentração de substâncias cancerígenas em peixes recolhidos do Rio Paraíba do Sul, (no dia 27 de dezembro), e põem em risco a qualidade da água servida à população de Campos e a necessidade de definição das obras de duplicação do trecho da Rodovia BR-101, em Campos, esses foram os requerimentos que suscitaram os principais debates na primeira sessão da Câmara de Vereadores, realizada no Palácio Nilo Peçanha, na tarde e noite de ontem. Devido às obras realizadas no prédio, a sessão de hoje foi antecipada para ontem. Na primeira sessão ordinária foi aprovado convite ao promotor de Justiça Marcelo Lessa para tratar de questões referentes ao Rio Paraíba do Sul e à demarcação das lagoas.

A segunda sessão foi marcada por dois requerimentos do vereador médico Abdu Neme (PSB), que encaminhou pedido de convocação dos dirigentes da Autopista Fluminense e de relatório da Águas do Paraíba sobre a captação e tratamento da água do Rio Paraíba do Sul nos dias 27 e 28 de dezembro. Os encaminhamentos suscitaram discursos de vários parlamentares, que aprovaram a convocação dos dirigentes da concessionária da rodovia, e, por sugestão do vereador Renato Barbosa (PT), aprovaram também a convocação de dirigentes da Águas do Paraíba para prestar esclarecimentos se o tratamento da água feito pela empresa é capaz de identificar e eliminar organoclorado, substância altamente tóxica que foi encontrada na concentração de 150 microgramas nos peixes pesquisados pela Uenf, no fim de dezembro.

O vereador médico Dante Pinto Lucas (PDT) sustentou as argumentações de Abdu e defendeu providências para punição aos órgãos fiscalizadores do meio ambiente que não evitam acidentes no Rio Paraíba do Sul. Ele propôs também uma ação civil pública contra a Autopista Fluminense para suspender a cobrança do pedágio, pela “desconsideração da empresa com a população de Campos, com a Câmara Municipal e com a Assembleia Legislativa”, tendo em vista que os dirigentes não compareceram à audiência pública convocada pela Alerj, realizada no Palácio Nilo Peçanha, com a participação da Comissão de Transportes, com as presenças dos deputados estaduais Glauco Lopes, Alcebíades Sabino, João Peixoto e Wilson Cabral.


(Vamos acompanhar todas as pautas, assuntos e trabalhos dos 17 vereadores do Legislativo de Campos, através deste blog - por Bruno Prudêncio)

Total comment

Author

Bruno Prudêncio

0   comentários

Cancel Reply